5 coisas que não fazemos em um apartamento alugado mas deveríamos

O primeiro lar que eu morei quando saí da casa dos meus pais era um apartamento alugado. Tinha uma parede verde pavorosa, um piso de taco detonado e um lustre meia boca. Tive que aprender a conviver com essas coisas por 5 anos. Se identificou? Tem aí no seu apartamento alugado alguma coisa que você detesta? Que tal mudar?

Listei 5 coisas que quase nunca fazemos quando moramos em um apartamento alugado, mas deveríamos. Tome coragem e torne a sua vida de inquilina mais decorada e feliz!

piso taco reformado

1 – Piso de taco feio tem jeito!
Já pensou que negociar com o proprietários um tratamento com sinteco? Mesmo que não role abater do aluguel, talvez seja melhor até mesmo bancar do próprio bolso que passar anos olhando para um piso medonho dentro de casa? Esse tipo de tratamento nem é tão absurdo de caro. Eu passei 5 anos com vergonha do meu piso feio. Teria feito diferente hoje.

parede escura apartamento alugado
2 – Pinte. Sem medo!

Quem mora em apartamento alugado morre de medo de usar cores fortes ou escuras “porque vai ser mais difícil de pintar pra entregar o apartamento”. Você vai ter que pintar pra devolver de qualquer jeito. Se for pagar para alguém fazer o serviço não vai ser mais caro só porque está numa cor escura. Você provavelmente vai gastar um pouco mais em tinta, mas nem tanto assim. O que é isso perto de ter um lar com as cores que você mais curte?

quadro grande

3 – Fure a parede. Sem medo também!
Se o quadro for leve, substitua os pregos por agulhas de máquina de costura. Mas não deixe de pendurar o que quiser só porque precisará usar furadeira e bucha. Depois dá pra cobrir direitinho com massa corrida e devolver a parede lisinha como antes.

lustre apartamento alugado


4 – Ninguém merece um lustre cafona

O apartamento que você alugou é lindinho mas tem um lustre pavoroso dos anos 80? Tire. Isso mesmo! Dê um fim. Você pode perguntar ao proprietário se ele pode entregar o apartamento sem eles. Se não for possível, tire e guarde em algum lugar. Instale os lustre dos seus sonhos e no momento de devolver o apê, coloque os feiosos de volta. Um eletricista faz isso sem cobrar muito. E o lustre dos seus sonhos poderá lhe acompanhar em todas as casas que você alugar! ;)

5 – Banho bom!
Mesma coisa vale pro chuveiro. Geralmente os proprietários colocam um chuveiro elétrico mequetrefe antes de alugar o apartamento. Se for o caso, substitua por um bom sem pena. E nem precisa guardar. Passe a diante o antigo e compre um bem massa. Na hora de devolver o apartamento alugado troque o massa por outro mequetrefe-mais-barato-que-tiver.

O segredo de morar bem em um apartamento alugado é fazer o que for possível para dar um jeito nas coisas que não lhe agradam. Não tenha medo! Feito isso, é preciso desapegar das coisas que não têm solução no momento. Focar no que o seu apartamento alugado tem de bom é o melhor caminho para transformá-lo em lar. <3

Fotos: Minha Casa, Apartament Therapy, Casa Cláudia e Histórias de Casa

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Marina Menezes

    Eu moro em apartamento alugado na cidade onde eu estudo (meio que uma república, só que só tem gente da minha família) e o piso é exatamente como você falou! Tá bem arrebentado, dá até pena do coitado! Aqui na minha casa a gente tem o mesmo tipo de chão que no apartamento (de tábua corrida), e não ficou tão caro pra botar sinteco. A gente só não faz isso porque a gente só pretende ficar lá por mais dois anos, até todo mundo formar. Mas o chuveiro meu pai trocou, assim como as maçanetas e umas coisas quebradas que tavam lá. No fim das contas isso de devolver do jeito que tava nem acontece tanto assim na prática, o antigo inquilino furou a parede toda, colocou um monte de tomada e gancho em tudo que é lado, e o apartamento tá lá do mesmo jeito. Só tampou mesmo os buracos da parede nos quartos, mas no banheiro ainda tem os antigos furos até do suporte pra botar shampoo que a pessoa usava. A gente fica num medo danado de mudar as coisas, mas se for morar em um apartamento por bastante tempo, sem previsão de quando for embora, vale a pena deixar com nossa cara sim!

    1. Mirella respondeu Marina Menezes

      É isso mesmo! Hoje também penso assim! :) Beijos