DIY – Como fazer carimbos (nível 2)

Carimbos são puro amor! Um instrumento barato e que pode ser usado de formas diversas para personalizar seus projetos decorativos e de artesanato! Já ensinei como fazer um fácil, rápido e baratinho neste post.

Curtiu de montão, já fez vários e virou a louca dos carimbos? Que tal passar para o nível dois? :)

Essa técnica de carimbos pede um pouco mais de prática e um intrumento especial: o pirógrafo.

O pirógrafo é uma canetinha elétrica que tem uma ponteira que esquenta e grava através do calor.

Existem pirógrafos de vários preços. Eu tenho o standart da marca Palante que comprei na época da faculdade de Artes Plásticas. Não é um dos mais baratos, mas é ótimo.

Os do tipo mais simples funcionam com louvor nesse projetinho. Então não precisa investir em um caro no começo. Compre um baratinho! (Pesquisando na web encontrei esse site com preços legais! Nunca comprei lá, mas achei que valia postar o link aqui. Alguém conhece essa loja online?).

Se depois de um tempo, você pegar gosto por essa técnica viciante, aí sim digo que vale a pena investir em um pirógrafo mais legal!

carimbo1-01

Os materiais para essa técnica de carimbo são os mesmos da primeira técnica que poste aqui apenas acrescido do pirógrafo.

carimb02-01

1 – Cole o EVA no bloco de madeira usando cola branca ou cola própria para madeira.

2 – Ligue o pirógrafo. Espere a ponteira esquentar e desenhe o que desejar no EVA. O pirógrafo derrete a borrachinha fazendo os desenhos em baixo-relevo. É super gostoso fazer essa etapa! Dá vontade de ficar desenhando no EVA eternamente!

carimbo5-01

3 – Passe tinta acrílica ou tinta para tecido no carimbo com um rolinho de espuma. O rolo evitará que a tinta acumule no baixo-relevo.

4 – Aplique firmemente o carimbo no papel e pressione suavemente o bloco de madeira.

carimbo3-01

carimbo4-01

5 – O acabamento desse carimbo fica bem parecido com uma xilogravura mais rústica! É uma delícia de fazer e quanto mais você praticar mais bacanas ficarão os seus desenhos.

Quem topa carimbar o mundo?

Deixe seu comentário

8 comentários

  1. Patricia Menezes

    Mirella
    Durante as férias escolares catei minha filhota (7 anos) pra fazermos carimbos inspirada pelo seu primeiro post. Fizemos vários, eu que adoro uma arte mas não sou de brincar muito passei horas fazendo e brincando com ela. Tinha eva e tinta em casa mas não tinha a madeira..Improvisei e colei em pedaços de tijolo que pegamos no quintal!hehehe. Quando ela voltou às aulas foi escrever a já famosa redação sobre as férias. E entre a praia, o cinema, o parque da Jaqueira (sim tb sou de Recife) estava : “fiz carimbo com a mamãe”. Me emocionei. Não precisamos de muito dinheiro nem nada espetacular pra marcar a vida deles. As vezes só carinho e disponibilidade bastam. Vim aqui pra agradecer a inspiração. Bjo. Patricia

    1. Mirella respondeu Patricia Menezes

      Que legal, Patricia! Fiquei feliz com a sua mensagem! :) Obrigada por me contar! :) beijocas

  2. lili

    Isso vai ser um problemão na minha vida!

  3. Angélica

    Me he dedicado ha mirar su blog y me ha encantado, mucho Diy
    Saludos
    Angélica

  4. SARAH

    Amei seu blog. Acho que não tenho jeito,embora ame,para fazer suas belezas.
    Por favor,como faço cartão de presente.Aquele de…para…
    Obrigada

    Abraços.

  5. SARAH

    Assim que eu tiver um tempo, quero fazer este carimbo,que você ensina.
    Pois amei o jeito pratico e lindo que fica o trabalho.
    Parabéns!

    Abraços.

  6. Angel

    Olá! Adorei a ideia! Onde você comprou o pirógrafo?

    1. Mirella respondeu Angel

      Oi, Angel,
      Tenho o meu a quase 8 anos. Comprei numa lojinha no centro de Recife. Mas no post você encontra indicações de lojas online. Beijos, Mirella