O que acontece com as casas de reality show de transformação depois que desligam a câmera?

Você ama programas de transformação de casas? Então escuta essa: ano passado, rolou um debate no fórum online americano Reddit com mais de 2.500 depoimentos de pessoas que tiveram seus lares reformados por programas de transformação. Sim, estou falando daqueles shows que amamos assistir e que babamos com o resultado. Pois bem, como vocês podem estar imaginando, aquelas belezuras do “depois” muitas vezes têm truques, produção e nem um pingo de vida real.

via GIPHY

O BuzzFeed gringo compilou alguns depoimentos dos donos das casas e de pessoas que dizem ter trabalhado nas equipes. O que acontece quando as câmeras desligam pode não ser muito agradável.

“Amigos meus participaram de um programa há alguns anos. Foram três semanas de filmagens super intensas e a reforma ficou ótima no vídeo. Mas na realidade, eram literalmente coisas grudadas com grampeador e fita adesiva. Após a gravação, meu amigo teve que tirar duas semanas de folga do trabalho para reconstruir tudo corretamente.”

“A empresa para a qual trabalho fez encanamento para um programa da HGTV há cerca de 10 anos. Fizemos as conexões para uma nova lavanderia. Os proprietários escolheram azulejos marroquinos sofisticados para os pisos em uma loja de luxo em Nova York e o apresentador do programa decidiu que ficaria melhor sem rejunte… o que deu tão certo quanto você pode imaginar. As filmagens terminaram e fomos chamados de volta pelos proprietários algumas semanas depois para substituir o ladrilho chique, que imediatamente lascou e se tornou perigoso, por um ladrilho simples.”

via GIPHY

“Eu sou um pintor e conheço dois casais diferentes que estiveram no programa Ame-a ou Deixe-a. Os cômodos pintados pareciam bons o suficiente para a câmera, mas bem ruins a olhos nus. Tive que repintar todas as áreas reformadas.”

“Participei de um programa de reforma no quintal. Foi feito super barato e rápido. Eles o decoraram bem para a “revelação” e depois da gravação tiraram todas as decorações que realmente faziam com que ficasse bonito. O pior foi que duas semanas depois da gravação nosso quintal estava muito encharcado e cheirava a merda. Acontece que eles desenterraram nossa rede de esgoto quando instalaram uma pequena lagoa e o esgoto estava indo para todos os lugares.”

via GIPHY

Deixaremos de amar esses programas? Claro que não! Mas é sempre bom lembrar que o que vemos na TV pode ter truques e gambiarras. Quando não tem, pelo menos tem muita produção, uma iluminação que valoriza e ângulos que nem sempre mostram a vida real. Reality show não é realidade! É feito para divertir, descolar a gente desse mundão cruel e inspirar também, por que não? Só saber usar as referências sabendo que aquilo também é ficção, de certa forma.

Na matéria do Buzzfeed tem alguns depoimentos de gente que teve boas experiências também, pra gente não ficar só desiludido.

“Eu participei de um programa na HGTV e foi ótimo. A qualidade do trabalho se manteve e está tudo ainda bastante elegante. Eu me mudei, então alugo a casa no Airbnb e o fato de ter passado pelo programa parece vendê-la bem. Nada de ruim a dizer.”

via GIPHY