Antes de me mudar para o apartamento que vivo hoje, fiz uma limpa geral nas minhas coisas. Dei um fim a meio mundo de objetos sem uso ou que usava pouquíssimo. A ideia era começar vida nova com menos excessos. Hoje, 1 ano e 9 meses da mudança, me vejo acumulando um bocado de cacareco novamente. Por isso chegou a hora de desentulhar outra vez. A arrumação começou há pouco. O plano é que daqui ao final do ano, o lar volte a ficar livre de tralhas.
Vi em uma edição recente da revista americana Good Housekeeping algumas perguntas pra se fazer na hora da arrumação que ajudam a dar um destino a peças e objetos sem uso. Quem sabe elas não lhe dão uma força no momento de colocar a arrumação em dia também!
1. Esse objeto melhora a minha vida de algum jeito?
Não adianta perguntar se você gosta do objeto pois a resposta provavelmente será sim, afinal você comprou ele um dia. Pense se esse objeto contribui para o seu bem estar de alguma forma hoje. Se a resposta for não, é hora de passá-lo adiante.
2. Isso é algo que quero mostrar aos meus filhos um dia?
Um álbum de fotos ou lembranças de datas importantes contam uma história. Uma caixa cheia de potes de plástico velhos, não.
3. Eu tenho muitos objetos iguais a esse?
Não existe justificativa nenhuma nesse mundo para ter cinco esmaltes vermelhos, 7 tipos de jogos americanos ou várias escovas de cabelo.
4. É um artigo muito caro de repor?
Muitas vezes guardamos coisas pensando que podemos precisar no futuro. Mas se for algo baratinho pode valer a pena passar adiante e comprar outro se de fato precisar.
5. Quando eu visto essa roupa, eu me sinto bem?
Uma boa meta é ter no guarda-roupa apenas peças que você goste muito e que lhe façam sentir bem. Não tem sentido algum guardar aquele vestido desconfortável ou aquela calça que deixa o seu bumbum enorme.
6. Eu conheço alguém que gostaria de ter isso mais do que eu?
As vezes aquele eletrodoméstico que você raramente usa é o sonho de consumo da sua amiga. Que tal fazer alguém querido feliz?
7. Eu levaria isso para uma casa nova?
Essa serve bem para mim. Pense nesses objetos ocupando um armário novinho na casa dos seus sonhos. Eles teriam espaço? Se não, é hora de dar um fim.
8. Faz quanto tempo que não uso isso?
Mais de 12 meses sem triscar no objeto? Chegou a hora de abrir espaço para coisas novas.
Oi, Mirella. Trabalho em uma indústria de colas e selantes e tenho interesse em conversar com você sobre envio de amostras. Pode ria me passar um e-mail de contato para conversarmos melhor?
Obrigada
Oi, Caroline,
Pode mandar e-mail para o [email protected]
Beijos,
Mirella