Se você respondeu “checando o Pinterest“, tá na hora de enlarguecer as ideias. Sim, a rede de compartilhamento de fotos é mesmo ótima e de lá é possível “chupinhar” vários projetos legais. Porém, o incrível mundo do “faça você mesmo” é muito maior que isso. E uma vez treinado o seu olhar, você vai tirar ideais de onde nunca imaginaria antes.
Museus
Quem pensa os ambientes de um exposição estudou durante anos estética, montagem, iluminação, curadoria e mais um monte de técnicas para que as salas de uma galeria funcionem. Muitas vezes, essas ideais ficam ótimas aplicadas a sua casa também. As instituições de arte contemporânea em especial sempre rendem muitas inspirações com suas instalações e quadros que fogem do tradicional.
O que procurar para se inspirar: A forma como é feita a composição dos quadros na parede, a iluminação das obras, as molduras originais e a ambientação e pinturas das salas. Além, claro, das próprias obras que trazem cores, composições e formas originais.
Escolas e Berçários
Quer decorar o quarto do pequeno? Visite uma escola construtivista e o resultado será dezenas de ideias de projetos lindos para esse ambiente. Berçários de shoppings sofisticados também podem inspirar alguma coisa na decoração do quarto do bebê.
O que procurar para se inspirar: A maneira como estão arrumados e expostos os brinquedos, os móbiles no teto, a disposição e arquitetura dos móveis, a composição de cores e texturas.
Lojas de material de construção
Todas as vezes que eu preciso criar um projeto do zero vou dar uma volta em um desses grandes magazines de construção. Na minha opinião, em se tratando de DIY, não existe lugar melhor para abrir a mente. No meio de um monte de ferragens e materiais exóticos a criatividade sempre aflora.
O que procurar para se inspirar: Objetos que você não faz nenhuma ideia para que serve mas que tenham uma forma interessante, ferragens, ferramentas, objetos para organização, revestimentos diferentes e lançamentos de tintas.
Loja de 1,99
Esse lugar é um tesouro para quem gosta de repaginar objetos. No meio de tantas utilidades doméstica sempre tem alguma jóia.
O que procurar para se inspirar: Objetos úteis que podem ganhar cara nova com alguma intervenção.
Viagens
Para mim essa é a melhor coisa a fazer quando se quer oxigenar as ideias para a vida, não só para a decoração. Sempre volto diferente e com um monte de projetos a cada novo passeio. Imagino que com você não deve ser diferente.
O que procurar para se inspirar: Exposições de arte (pelos mesmos motivos listados no museu), feiras livres (para encontrar alguma novidade ou objeto interessante), livraria e bibliotecas (mesmo com a globalização muitas vezes há livros que você nunca viu na sua cidade), restaurantes (a ambientação e a decoração podem surpreender), lojas e cafés (para observar os hábitos e artigos dos moradores do local).
Viu como é possível achar ideias para decorar em outros lugares além da web? Treine os olhos para achar os seus cantinhos inspiradores também e depois me conta :)
Super me encontrando nos seus textos!!!
Sempre carrego esse olhar também. Estou começando meu blog e há tenho algo nesta linha. Quando puder, dá uma olhada neste post aqui que traz inspiração das casas do poeta Pablo Neruda pra nossa decoração:
http://casaprosadecor.com.br/casas-de-pablo-neruda-puro-decor-autentico/