Na década de 80 e 90 enquadrar fotos e imagens com vidros sobreposto era muito popular. Lembro bem que minha mãe adorava usar a técnica para transformar rótulos bonitos em quadros. Com o tempo, as pessoas deixaram de usar esse tipo de quadros de vidro, preferindo os com paspatur e fundo solido. Mas como tudo na vida, a moda dos vidros sobrepostos em quadros está de volta.
Essa técnica é maravilhosa para enquadrar folhas e plantas. Selecionei algumas inspirações trazer muito verde a sua parede.
Uma coisa legal é que como a maior parte do quadro é transparente você pode sobrepor vários que o efeito fica lindo. Apoiar os quadros em janelas para filtrar a luz também dá um efeito incrível!
Para fazer um quadro assim é preciso preparar as folhas antes. Coloque a folha que for usar entre dois papéis vegetais e pressione colocando-a entre objetos planos e pesados como livros. Se a folha for pequena coloque dentro do livro, entre as páginas mesmo. Só não esqueça do papel vegetal para que ela não manche o a publicação.
Olá,
Sabe me informar onde encontrar quadros assim de vidro, pois já procurei e não encontro.
Adoreiiii a dica!!
Grata
Jéssica Neitielly
Oi, Jéssica,
Pronto assim acho que você não encontra, não. Você pode seguir as orientações que dei no post para secar a folha e depois de seca levar a folha para uma vidraçaria e pedir para emoldurar com vidros sobrepostos. Beijos,
Nossa, que lindezas!
Meu deu a ideia para presentear meu irmão, que é engenheiro agrônomo.
Beijos e sucesso!!!
Mesmo depois de secas elas mantêm o tom verde???
Oi, Thiago,
Depende da técnica usada para secar. Se você deixar secar naturalmente ela muda de cor. Mas sei que com cera ela mantém o verde por mais tempo.
qual seria essa cera? 2 anos depois! rs
Oi, Thiago,
Cera de papel encerado (em alguns lugares chamam papel parafinado).
A técnica é essa:
Passe folhas frescas para preservar sua cor. Esse método funciona melhor para folhas frescas que ainda não começaram a secar e mudar de cor, apesar de que você deve secá-las com papel toalha se estiverem molhadas. Ponha sua folha entre duas de papel de cera, colocando uma toalha em cima destas. Aqueça o ferro de passar roupa, mexendo o ferro sobre a toalha de 2 a 5 minutos ou até que esse lado fique seco. Vire a pilha dos papéis, coloque a toalha em cima e repita.
Certifique-se de que o ferro de passar “”não”” esteja configurado para produzir vapor.
Uma vez que a folha tiver sido passada, corte o papel de cera fazendo um círculo em volta da folha, e depois tire cada camada do papel de cera. Isso vai deixar cera na folha para preservar sua cor.
Olá!!! Amei a ideia! Mas quanto tempo deixar entre os livros? Outra pergunta, dessa forma a cor da planta sofrerá alterações até secar? Como utilizar cera para manutenção do verde?
Oi, Olivia,
O tempo varia de acordo com a umidade da região que você vive. A cor da planta sobre alteração, sim. A maneira mais usada para permanecer verde é resinar (que não é uma técnica muito simples.) Vou fazer um passo a passo sobre a forma que eu uso a cera em breve ;) beijos
Boa tarde!! Eu faço esses quadros folhas de arvores e plantas emolduradas! Deixo secar e pinto com tinta spray e verniz em spray!! Ficam otimos!!! Já as folhas verdes nao da pois, murcham e mofao!!!
Olá Esmeralda
Você faz os quadros com as molduras de metal?
Oi Esmeralda! Você deixa secar até elas ficarem amareladas? Qual o tipo de spray que você usa? Gostaria de tentar fazer em casa. Beijos
Idéias fantásticas! A folha não vai ficar seca depois que colocada no vidro? Permanecerá verde sempre ?com certeza irei tentar fazer.
Amei a idéia! 👏 👏 👏 👏 👏
Oi, Gerusa,
Fica seca, sim. Ela precisa passar pelo procedimento de ser resinada para ficar preservada. Ou, uma forma mais acessível de executar o projeto é usar folhas artificiais. Beijos, Mirella
Oi, td bem?
Gostaria muito destes quadros de plantas com metal.
Você conhece quem faz?
Abs
Alex
Oi pessoal! Tudo bem?
Eu faço esses quadros, mas estou com dificuldades de encontrar fornecedores para os quadros! Vocês têm alguma indicação?
Oi, Ana, Você já procurou nas lojas da rua Marquês de Itu em São Paulo? Geralmente é onde os artistas plásticos emolduram os quadros com o melhor custo benefício.
Oi Mirela, tentei fazer um quadro desses seguindo as instruções da postagem secando uma folha de costela de adão, porém minha folha secou e perdeu a cor, ficou amarela e depois secou completamente, não sei o que fiz de errado pois coloquei ela envolvida em um pano seco de algodão e depois entre duas chapas de MDF bem pesadas, você sabe se tem alguma dica pra elas ficarem verdinhas como na foto?
Oi, Lucas,
Não sei te dizer com uma folha tão grande assim. Tem a técnica do papel encerado (passar o papel encerado com ferro por cima da folha) mas nunca testei numa folha tão grande como na monstera. Eu te aconselharia usar uma folha artificial de costela de adão. Existem umas perfeitas no mercado.
Quais tipo de folha podem se4 usadas?
Quais especies…