Minha vida nas últimas semanas tem sido pesquisar, testar e criar projetos para o Casa de Firulas e para os outros lugares onde produzo conteúdo. Vejo centenas de referências por mês, talvez até milhares. Por esses dias me dei conta de uma coisa que estava literalmente na minha cara: é incrível como a gente subestima todas as técnicas e projetinhos usados em pré-escolas. Geralmente, essas técnicas são bem fáceis, baratas e, adaptadas ao mundo adulto, podem render objetos incríveis para a casa.
Resgatei os famosos carimbos de batata que fazíamos no colégio (quem nunca?) para personalizar guardanapos de pano. Usei para fazer esse item mas a técnica pode ser usada em outros tecidos, papéis e até na parede. E aí, vamos?
Materiais
Batata
Faca amolada
Tinta para tecido
Guardanapo
Pincel (opcional)
1. Corte a batata ao meio. Por incrível que pareça, essa é a parte mais difícil desse tutorial. Para o carimbo ficar bom é imprescindível que a sua base esteja reta de forma regular. Do contrário, o desenho do carimbo e a sua cor poderão ficar disformes.
2. Com a faca, grave o desenho que desejar carimbar na batata. Eu escolhi essa cruz que aparece com frequência no design escandinavo da moda. Aplique a tinta no carimbo. Você pode usar o pincel para lhe ajudar se achar necessário.
3. Retire o excesso de tinta no carimbo, carimbando em outro lugar antes. Pode ser um papel ou até mesmo um retalho velho. Só depois carimbe com cuidado no guardanapo. Se o pano do guardanapo que você estiver usando for muito fino, você precisará usar um papel por trás para proteger a mesa.
4. Repita o processo carimbando todo o guardanapo até formar uma estampa. Deixe secar e pronto.
Com a prática é possível arriscar desenhos mais elaborados na batata. E o melhor é que como o carimbo é “descartável”, fica bem mais simples limpar a sujeira quando terminar o projeto! :)
Ai, eu tentei fazer isso no Natal e não deu muito certo kkk tudo bem que usei EVA no lugar da batata e tentei carimbar um papel kraft, e não tecido. OK, foi bem diferente, mas fiquei tão contrariada com o fiasco que nunca mais cheguei a tentar de novo. Ver seu guardanapo tão lindo me acendeu uma luzinha aqui dentro, dizendo que vai valer a pena tentar sim :)
Manu! kkk tenta de novo com o eva! Com o EVA é ainda mais fácil que com a batata. O segredo é sempre tirar o excesso de tinta carimbando em um lugar borrão antes de carimbar pra valer. Vai dar certo! Não desiste! Beijo