A psicologia confirma: a organização não faz bem apenas ao ambiente físico, mas tem o poder de melhorar (e muito) a saúde mental como um todo. Seja com a organização de ambientes e objetos ou com a organização da rotina e dos compromissos, ter sistemas claros ajuda a deixar a mente mais limpa, aumenta o foco e a concentração e garante que coisas importantes não sejam esquecidas ou perdidas.
Mas é claro, uma vida organizada não acontece do nada. Seja através do uso de um caderno planner ou de caixas organizadoras, existem várias ferramentas e hábitos que podem te ajudar a organizar a sua vida atual e mantê-la organizada a longo prazo.
Para saber mais sobre alguns desses métodos e mais dicas de organização simples e preciosas, continue lendo!
1 – Anote tudo
Se você tem vários compromissos, listas, datas para entrega e coisas para se lembrar, então um planner pode ser a solução perfeita para não se perder na correria. Os planners são as versões mais modernas das agendas, e estão disponíveis em diferentes modelos, tamanhos e configurações, se adaptando perfeitamente às suas necessidades. Usar o celular para tudo pode até ser ligeiramente mais prático, mas muitas vezes, anotar no papel faz com que o que foi escrito se fixe melhor na memória e ajuda a ter uma visão mais completa da rotina.
Um planner mensal é perfeito para programar todo o seu mês, e não esquecer datas importantes como aniversários e compromissos, enquanto o planner semanal e o planner diário se ajustam melhor para os compromissos e anotações do dia a dia, que podem sofrer mudanças e imprevistos.
2 – Aposte nos organizadores
Gavetas bagunçadas, guarda-roupa desordenado, e coisas para todos os lados são os ingredientes exatos para uma receita de estresse, desperdício, atrasos e frustrações. Se você se perde com frequência no meio de todos os seus itens, apostar em organizadores diversos pode ser uma solução para colocar tudo em ordem.
Os organizadores de gaveta, como o nome já indicam, são perfeitos para gavetas de diversas funções: roupas íntimas, meias, itens de escritório e até as gavetas da cozinha. Já as caixas organizadoras ajudam a ordenar itens diversos, como roupas de pouco uso, papéis e documentos importantes, cosméticos e muito mais. Agrupar seus itens por tipo e função em caixas te ajuda a ter uma visão mais completa do que você já tem e, além de economizar tempo na hora de procurar, evita compras duplicadas, diminuindo o desperdício.
3 – Não deixe virar uma bola de neve
Ao contrário do que muitos pensam, a organização não é algo que se faz apenas uma vez e pronto, problema resolvido. Após essa primeira etapa, é preciso mantê-la a longo prazo, e não deixar as coisas se desorganizarem novamente. A manutenção diária é o segredo da vida organizada.
Bônus: tenha paciência
Essa dica bônus é, provavelmente, a mais importante de todas: tenha paciência com o seu processo. A organização, tanto física quanto mental, não acontece de um dia para o outro. Ela é construída aos poucos, com etapas de organização física e mudanças de hábitos graduais, até chegar ao ponto de estabilidade. Seja paciente e gentil com você mesmo, e tudo é possível.
Se você quer mais dicas de organização e bem estar, navegue pelo nosso blog e confira nossos outros posts! Com certeza você vai encontrar exatamente o que procura.