A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes da casa. Ela é o centro da cozinha, bastante usada e requer um investimento maior que os outros aparelhos do lar. Por isso, é fundamental você prestar atenção a todos os detalhes antes de comprar a geladeira certa para a sua rotina.
O primeiro passo é entender a diferença dos modelos de geladeiras e suas particularidades. Hoje existem no mercado três categorias mais populares de refrigerador: uma porta, duplex e inverse.
Para entender um pouco mais sobre esses modelos, vamos listar as principais vantagens de cada um deles.
Geladeira uma porta: o modelo ideal para quem mora só ou para quem tem pouco espaço
É o modelo mais econômico, tanto no preço quanto no tamanho!
Ela é compacta, mas muito eficaz em ambientes menores ou para quem tem o orçamento restrito. Apesar de ser um modelo mais simples, a maioria tem uma boa divisão interna e congelador embutido na parte superior.
Existem no mercado modelos frost free (que elimina a necessidade de descongelar o freezer), cycle defrost (que faz o degelo apenas duas vezes ao ano) e até opções em aço escovado, para quem quiser algo mais sofisticado que o tradicional branco.
Geladeira duplex: duas portas e freezer em cima para quem gosta do tradicional.
Esse modelo é um dos primeiros pensados por quem quer algo maior que o anterior. Costuma ter um bom espaço de armazenamento no freezer superior e gavetões para frutas e legumes na parte inferior do refrigerador.
Como existe uma boa oferta de modelos no mercado, a geladeira duplex é uma ótima opção para quem ainda quer economizar mas necessita de mais espaço.
Geladeira inverse: Freezer embaixo e sistema mais moderno.
O modelo inverse tem o refrigerador na parte superior e o freezer na parte de baixo. A principal vantagem é ter os itens da geladeira, que costuma ser mais acessada que o freezer, na altura dos olhos. Isso mesmo: nada de ficar se abaixando para pegar verduras no gavetão.
O freezer costuma ter boas divisórias com gavetas. Outra ótima vantagem desse modelo é que a posição inferior do freezer faz com que ele seja mais eficiente que o modelo tradicional.
No modelo duplex, o ar mais quente criado pela máquina do aparelho sobe para a área do freezer; isso faz com que o refrigerador gaste um pouco mais de energia para proteger a temperatura de congelamento desse calor.
Na geladeira inverse isso não acontece, já que o ar mais quente simplesmente sai do refrigerador para a cozinha.
Dicas importantes!
Considere outros pontos de atenção para escolher a melhor geladeira para você:
– Gasto energético – A geladeira é responsável por cerca de 14% do gasto total de energia de uma casa. Para saber qual modelo tem um consumo de energia menor, é preciso ver na etiqueta Procel quantos Quilowatt-hora (kWh) aquele modelo gasta mensalmente.
– Hábitos alimentares – Preste atenção à rotina. Se a sua família quase nunca cozinha e não tem o costume de congelar alimentos, não faz sentido uma geladeira com freezer grande, por exemplo.
– Tamanho da sua cozinha – Todos os modelos precisam ter um espaço livre entre as paredes e os móveis para garantir uma boa durabilidade e funcionamento.
– Rotina de limpeza – Não gosta de fazer muita faxina? Escolha modelos frost free, que não precisam descongelar, e com prateleiras de vidro, bem mais fáceis de limpar que as grades de metais.
Ficou mais fácil escolher uma geladeira para chamar de sua agora, né? Então corre lá no Shoptime para ver opções de todos os modelos e de várias marcas e garanta a sua.