Nos primeiros anos de casada, logo quando cheguei em São Paulo, era superanimada com o Natal. Fazia ceia, decorava a casa e curtia muito a data mesmo estando sempre só eu e Márcio. Nunca fui passar as festas de final de ano em Recife porque acho o ó pagar 300% a mais numa passagem aérea só por causa da data.
Com o passar dos anos, fui perdendo a vontade de enfeitar a casa, fazer ceia e me preparar para esse feriado. Meus últimos dias de Natal foram em casa, vendo filme no sofá e comendo alguma guloseima nem sempre natalina. (Mas ó: amo/sou tender!)
Esse é o primeiro Natal de Dora em que ela entende alguns dos símbolos da data. Já sabe identificar o Papai Noel (e morre de medo dele! kk), adora encontrar uma árvore de Natal pelo caminho e já está aprendendo a cantar o parabéns pra Jesus.
Aí, esse ano, me deu vontade de fazer uma decoração de Natal para ela. Claro que vai ser tudo à prova de mãozinhas curiosas, mas estou curtindo fazer e tenho certeza que ela vai curtir também.
O primeiro projeto que eu me animou foi um Calendário do Advento, uma tradição alemã para contar os dias que faltam até a chegada do Natal! Geralmente, um Calendário do Advento é feito de papel ou tecido e tem janelinhas ou bolsos que devem ser abertos a cada dia, entre os dias 1 e 25 de dezembro. Em todos os dias do Calendário do Advento há uma surpresa, como um pequeno chocolate ou confeitos coloridos.
Como eu gosto de inventar coisa, usei cápsulas de máquina de café expresso velhas para fazer as “janelinhas” do Calendário do Advento daqui de casa. Dora ainda não come açúcar, então no lugar de doces, coloquei adesivos coloridos que ela ama!
Quer fazer um igual? Vem comigo que não é difícil!
Materiais
- Um retângulo de madeira ou papelão
- 25 cápsulas de máquina de café expresso usadas (lavadas e higienizadas)
- Papel com as datas impressas (download aqui)
- Tesoura
- Cola quente
- Cola de silicone ou cola branca
- Adesivos ou doces pequenos
Fiz um arquivo com as datas e estampas fofas de Natal que você pode fazer o download aqui, imprimir e usar no projeto. O tamanho está certinho para impressão em uma folha A4. Esse tamanho é ideal para as cápsulas pequenas de café (tipo Nespresso). Se você for usar cápsulas maiores (tipo Dolce Gusto) no projeto precisará adaptar o tamanho do arquivo ou escrever as datas à mão em papéis coloridos.
Passo 1 – Imprima a folha com as datas. Eu usei papel kraft porque achei que ficaria mais bacana com o tom da madeira, mas você pode usar o papel que quiser. Só não escolha um muito grosso pois pode ser difícil de furar com os dedos a “janelinha”. Coloque o adesivo ou o doce dentro da cápsula.
Passo 2 – Corte com cuidado os círculos no papel. Passe cola na borda da cápsula, que já deve estar com o doce ou o adesivo dentro, e cole o círculo de papel com a data. Eu usei cola de silicone e testei também a cola branca neste passo. As duas funcionaram bem. Repita esse passo em todas as 25 cápsulas e espere a cola secar bem.
UPDATE: Dias depois as cápsulas fixadas na madeira com a cola de silicone começaram a cair. Ou seja, melhor usar a cola quente mesmo!
Passo 3 – Quando as “janelinhas” de cápsulas estiverem bem secas, fixe-as na madeira com cola quente. Cola de silicone também funciona para essa etapa. Você pode colar aleatoriamente ou fazer um desenho com as cápsulas. Eu fiz um triângulo, como se fosse uma árvore de Natal e achei que ficou fofo! :)
Se você quiser pode colocar mensagens ou fotos especiais na madeira. Eu deixei assim mais clean e curti o resultado.
Pronto! Agora é só esperar dezembro chegar e ir abrindo diariamente as “janelinhas” para ver a surpresa e fazer a contagem regressiva para a noite de Natal!
Gostou do passo a passo do Calendário do Advento? Compartilha com os amigos no Facebook usando esse botãozinho aí embaixo e inscreva-se no nosso canal no Youtube, que em breve teremos um monte coisa bacana por lá!
Ficou bem simples de fazer e bem criativo. Será que fica bom se furar pra pendurar na parede? Você acha que aguenta bem seu eu usar fita dupla face pra colar os potinhos ao invés da cola quente?
Oi, Claudia,
Não funciona com dupla-face não pois na pressão para abrir as capsulas elas se soltariam facilmente. Quanto a pendurar na parede não vejo problema.
Abraços,
Mirella