Não me dou bem com calendários e agendas digitais. Meu negócio é papel e lápis. É ver as pendências ali listadas e fazer grandes linhas por cima de todas elas, conforme eu for resolvendo.
Esse ano minha vida está fluindo muito melhor desde que comecei a usar novamente, de forma regular, uma agenda de papel, ou planner, como são chamados os modelos mais completos hoje em dia.
Além do planner, que vai comigo para cima e para baixo, ainda tenho um caderno para escrever ideias, pautas e outras informações mais densas que apareçam ao longo do dia. Porém, eu ainda estava sentindo falta de alguma coisa, no meu home office, que organizasse o fluxo de atividades mais urgentes por projeto.
Aí surgiu a ideia de fazer um planner de parede. Já usei muitos planners assim na época em que trabalhava com produção de TV. Eles são muito eficientes porque ajudam a manter o foco nas coisas mais importantes primeiro. Sem falar que é muito satisfatório retirar o papelzinho depois de cumprir uma atividade! :)
A ideia é muito, muito simples! Você vai precisar de um espaço na parede, papéis de lembrete autoadesivos (post-its, stick notes, etc) e etiquetas com o nome dos seus projetos. Eu imprimi as minhas em uma etiquetadora, mas você pode comprar etiquetas adesivas e imprimir na impressora, ou até mesmo escrever à mão em papéis autoadesivos menores.
1. Para que as etiquetas ficassem retinhas e bem divididas no espaço, primeiro eu coloquei os papéis para servir de guia.
2. Depois foi só ir colando as etiquetas bem no meio de cada papel.
3. Para ficar mais fácil de identificar os tópicos de cada assunto, escolhi uma cor de papel por etiqueta. Intercalei os papéis para evitar que uma cor de papel não ficasse junto de outra cor igual.
4. Outra coisa que fiz foi usar marcadores de papel menores para sinalizar no planner as pendências mais urgentes. Assim, fica ainda mais fácil de manter os prazos.
Eu garanto para você que se o planner de parede ficar em um lugar perto da sua mesa de trabalho, a sua produtividade vai melhorar bastante! :) Comigo funciona!
Facílimo, né? :)