Eu costumava ser boa em manter as plantas de casa saudáveis. Tinha o dedo verde mesmo. Elas duravam anos. De um tempo pra cá as coisas mudaram (Oi, Dora!) e as minhas plantinhas passaram a só ver água de 15 em 15 dias quando a diarista vem dar um trato na casa.
Fui atrás de uma solução “dengue friendly” para deixar um reserva de água para elas. Vi para vender no mercado pequenas bombinhas de água que gotejavam lentamente espaçando o tempo de aguar. O fabricante indicava o produto inclusive para quando o morador fosse viajar e não tivesse com quem deixar as plantas.
A lógica do objeto era tão simples que achei que valia reproduzir em casa, e olha: deu muito certo! Vem aqui que eu lhe ensino a fazer um para a sua casa também!
Materiais
– Uma garrafa plástica pequena
– Chave de fenda ou qualquer ferramenta metálica e pontiaguda
– Canetinha de tinta acrílica ou caneta permanente para personalizar (opcional)
Modo de fazer
1 – Esquente a ponta da chave de fenda na boca do fogão e com cuidado perfure a tampa da garrafa. O furo deve ser pequeno mesmo, apenas para gotejar a água nas plantas.
2 – Personalize a sua garrafinha com alguma frase ou desenho legal!
3 – Cave um buraco na terra umida do vaso, enfie a garrafa e pronto. Deu certo se o nível da água na garrafinha se mantiver estável no mesmo momento. Se descer muita água de uma vez só é porque a terra está seca demais ou o buraco da garrafa está muito grande. O certo é a plantinha ir absorvendo a água aos pouquinhos, a medida que for precisando.
Acabou essa história de só ter cacto em casa porque é uma das plantas mais fáceis de manter. Vai lá e compre uma samambaia sem medo de ser feliz!
Amei a dica! Passo a semana em uma cidade e os fins de semana em outra, sempre quis ter planta, mas não posso porque eu teria que escolher alguns dias pra elas ficarem sem água, e isso me deixa com um pé atrás com medo delas morrerem. Sabe quanto tempo dura a água dentro dessa garrafinha? Dependendo dá até pra eu deixar no meu apartamento quando entrar de férias :D
Oi, Marina,
Acho que o tempo depende muito do tamanho do vaso, do tamanho da garrafa e da secura do clima. Acho que uma boa é você fazer o teste aí nas suas plantinhas estando por perto e acompanhando a duração antes de viajar! ;) Beijos!