Como criar uma tradição de Natal?

Durante a minha infância, nas noites do dia 24 de dezembro e e meus primos tínhamos muitas tradições de Natal durante a festa. Tinha o momento de fazer apresentações de dança para toda a família, o momento de cantar parabéns para Jesus à meia noite e a espera de Vovó Noel, que vinha com um chapéu vermelho e um saco recheado de presente para os netos. Algumas dessas tradições continuam com os bisneto e é muito gostoso acompanhar isso.

Esse ano eu e Márcio decidimos que criaremos uma tradição de Natal para a nossa pequena familinha também. Algo que possamos celebrar, repetindo todo ano no dia de Natal. A ideia é fazer com essa tradição fiquei marcada para nós e para Dora como um momento especial e cheio de amor! E, quem sabe, se ela quiser, perdure também como tradição de Natal entre os nossos netos e bisnetos.

Tradição de Natal

Mas como criar uma tradição de Natal?

Não tem muito segredo! O lance é pensar em formas de comemorar a data de um jeito que alegre e divirta os envolvidos. Fora isso só é preciso cuidar para que a ação se repita em todos os dias de Natal. Se tiver alegria nesses momentos, essas formas de comemorar facilmente podem virar uma tradição.

Depois de muito pensarmos o que seria legal, decidimos que nossa tradição será um café da manhã bem gostoso e bonito na manhã do dia 25. Mas pensei em outras coisas legais que resolvi compartilhar para ver se inspira você a incorporar na sua vida uma nova tradição de Natal.


Ver as luzes de Natal na cidade no começo da noite do dia 24

Antes de ir na casa dos parentes para a ceia, que tal fazer um passeio por alguma região da cidade para conferir a decoração de Natal? Pode ser até mesmo um passeio de carro ou de ônibus pelas ruas mais iluminadas. Coloque uma musiquinha de Natal no som do carro ou no celular que vocês já vão chegar com a magia do Natal na festa.


Um petisco para o Papai Noel

Uma tradição fofa é preparar o lanche do Papai Noel e da rena e colocar perto da árvore para eles fazerem uma boquinha durante a madrugada. Para o Papai Noel pode ser um pouco da ceia e um copo de suco, já as renas adoram cenoura. Caso o Papai Noel e a rena estejam com muita pressa e esqueçam de comer o lanche, coma você as comidinhas. Dessa forma as crianças não se decepcionam na manhã seguinte ;)

Pijamas novos
Se as suas crianças já forem maiores, ou seja, se elas não adormecem no meio da festa, uma idéia legal é presentear os pequenos com um pijama novo toda véspera de Natal. Melhor ainda se for um bem colorido e divertido.

Compartilhar com os outros
Em todas as vésperas de Natal, leve um jantar gostoso e fresquinho para quem precisa! Distribuir amor é emocionante e faz um bem danado para quem recebe e para quem oferece.

Ano novo, enfeite novo
Uma tradição bem especial é acrescentar um enfeite novo na árvore a cada Natal. Se forem feitos pela família, melhor. Quem tem criança em casa pode transformar essa tradição de Natal em uma recordação inesquecível. Incentive a criança a fazer ou escolher um enfeite a cada Natal. Quando ela for adulta e sair de casa, no primeiro Natal fora, presentei-a com uma caixa com todos os enfeites escolhidos ao longo da vida para que ela enfeite o primeiro Natal do novo lar! Lindo né? :)

E você? Você tem alguma tradição de Natal bem especial que gostaria de compartilhar? Conta pra gente!

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Sabrina Mix

    Mi, não sei bem se posso chamar isso de “Tradição de Natal”, mas acho que pode-se dizer que sim.

    Tempos atrás fiquei sabendo que o dia correto para montar a árvore de Natal era no 4º domingo anterior ao dia 25/12. E nesse dia deveria ser feita uma “Ceia da Árvore”.

    Desde então faço um almoço para a família neste dia e, para que fique encantador para as crianças, deixo que elas terminem de me ajudar a montar a árvore de Natal. É sempre uma festa e um momento muito gostoso. Nem sempre conseguimos passar o Natal todos juntos, pois meu sobrinho geralmente viaja para a casa da avó no Sul e minha cunhada gosta de viajar para comemorar o aniversário da minha sobrinha (28/12) e o dela (03/01). Então essa foi a forma que encontrei de reunir todos e fugir um pouco da correria das festas de final de ano. Costumo brincar que é o nosso “pré-Natal”.

    Acabei estendendo essa “tradição” para a Páscoa também, só que de uma forma diferente. Reúno os amigos com filhos pequenos no domingo anterior à Páscoa e faço um “Almoço de Ramos”. Quero ver se organizo uma “caça ao tesouro” das próximas vezes, quando os filhos deles já estiverem um pouco maiores e puderem interagir mais e se divertir com a brincadeira.

    Essas “tradições” são sempre muito agradáveis para mim. Não tive nada disso na minha infância, mas amo ver os olhinhos das crianças brilhando a cada brincadeira e novidade.

    Beijos e sucesso!!!

    1. Mirella respondeu Sabrina Mix

      Que delícia, Sabrina! Eu acho qualquer motivo para festas válido! kkk :) E sem dúvida quando tem criança no meio fica ainda mais gostoso planejar as coisas!
      Beijos!