Como diminuir o consumo de agrotóxico que vem das frutas e vegetais

Se você me acompanha no Instagram sabe que há pouco conclui o curso de jardinagem do Instituto de Botânica de São Paulo. No programa, tive aulas com professores biólogos e agrônomos. Entre as muitas coisas interessantes que aprendi nas aulas, estão estas dicas bem uteis de como diminuir o consumo de agrotóxico nos alimentos que comemos. Claro que assim que as aprendi já sabia que iria compartilhar aqui com você!

frutas e legumes

Procure os legumes e frutas imperfeitos

Sim, é isso mesmo que você leu. Nada de procurar aquelas laranjas com a casca lustrosa. Se tiver uma mordidinha pequena de inseto, perfeito! Sabe o que isso significa? Que aquele fruto não tem nenhum, ou quase nenhum, veneno.

Compre com antecedência

Evite comprar frutas e legumes maduros. Prefira comprar produtos verdes e espere que eles amadureçam na sua casa antes de você consumir. Quanto mais verde, menos tempo eles ficaram no pé e menos tempo ficaram expostos a agrotóxicos nas plantações.

Saiba a hora certa de lavar

Não lave os legumes, as folhas e as frutas antes de colocá-los na geladeira. O ideal é colocá-los na geladeira “sujos” mesmo para que transpirem. Esse “suor” dos alimentos ajuda a tirar um pouco dos venenos. E então, na hora de comer, você os lava. Não se preocupe com a sujeira na geladeira. Hoje a maior parte dos modelos tem filtros que purificam o ar. E mesmo que não tenha, essa “sujeira” é muito menos maléfica que o agrotóxico dos alimentos.

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. Danielle Atendente

    Excelente post, obrigado por compartilhar!