Minha suculenta está virando um coqueiro. O que fazer?

Me ajudem! :) Olhem o que aconteceu com a minha plantinha que era pequena:

Não para de crescer desde que eu passei para esse pote (até contei em um post em fevereiro do ano passado, lembram?). Coloquei uns palitinhos para segurar a bichinha, mas não está funcionando muito bem já que ela continua crescendo e o caule está ficando molinho na parte de cima.

Alguém sabe o que eu devo fazer?

S.O.S. de jardinagem gente! please! :)

Deixe seu comentário

34 comentários

  1. Fabiana Fabi

    Ah…eu coleciono suculentas, e acho que é um caminho sem volta!
    O engraçado que as minhas ficam é gordinha s pros lados e dão filhotes no mesmo vaso.Mas essa daí parece que vai continuar a crescer…sinto não poder ajudar!!!Será que em algum site de botânica e jardinagem não tem algum link p dúvidas???
    Se serve de consolo, ela está linda mesmo assim ,e a lata é um charme! Bjuuu!!!

  2. Arte Sana Sonia

    eu adoro suculentas!, mais ela não esta conseguindo crescer para os lados por que nao tem terra….alem de tudo quando elas ficam assim eu corto e semeo a parte da florzinha e o restante semeo em pedaços pelo vaso completo; essa e a grande vantagem das suculentas se adaptan a todo ate a uma dona doidona.
    Espero que sirva bjs

  3. Edlena Franklin

    Aqui em casa eu normalmente quebro o caule na altura que considero satisfatória e enterro, molho e aguardo. Pode acontecer dela sentir um pouco a mudança mas em geral suculentas são bem resistentes e se regeneram rápido. Na dúvida, consulte um especialista. Já fiz isso com outras espécies, como a dracena e a pleomele, que não são suculentas. Elas perdem algumas folhas no início mas eu as abrigo do sol direto e molho sem encharcar demais.
    Boa sorte

  4. Carol Costa

    Adorei conhecer seu blog! Tudo culpa da Vivianne Pontes, do De(coeur)ação, que me mandou o link para este post. Mirella, você precisa cortar sua suculenta (ela renasce, não se preocupa) deixando uns dois dedos de caule. Aí, corte outros segmentos do caule em mais ou menos três dedos. Deixe tudo secando por uns dois dias, que é para os cortes cicatrizarem (se você enterrá-los direto, enchem de fungos e apodrecem). Passado esse período, enterre um centímetro do seu ex-coqueirinho, futuro arbusto. Os outros segmentos basta deixar sobre a terra que logo enraízam e geram brotos. Importante: o toco que ficar deve ter uns dois dedos de comprimento, para também ele enraizar. Sei que dá dor no coração fazer isso, mas, em poucos meses, sua suculenta estará uma florestinha e não esse coqueirinho solitário. Como as suculentas têm uma reserva de nutrientes no caule e nas folhinhas, aguentam melhor a estaquia, nome chique desse tipo de reprodução. ;)

    1. Grazi respondeu Carol Costa

      Oi, Carol!! A minha suculenta também não para de crescer, mas não é o caule dela que cresce. O que cresce é da flor e está uma torre.
      Você sabe se também posso cortar?? Tenho medo de matá-la. Obrigada

      1. Mirella respondeu Grazi

        Oi, Grazi,
        Não é porque está florescendo? O Rodrigo do http://www.echeveria.com.br pode lhe ajudar melhor!

  5. Mirella Luiggi

    Ai que amor! Vocês salvaram minha plantinha! :)
    Obrigadão! :)

  6. Anonymous

    Mirella, eu também costumo quebrar o caule. Além disso, um vaso mais largo, mesmo que baixo, é a melhor opção. Aqui em casa, as folhinhas ou pétals – não sei, vão caindo no próprio vaso e rapidinho criam raízes que dçao origem a novas mudas.

  7. Anonymous

    Não adube excessivamente seus vasos. O excesso de nitrogênio faz com que as plantas cresçam exageradamente e fiquem muito suculentas. A planta fica estiolada (comprida e magrinha) e com as portas abertas para o aparecimento de doenças.
    Use 1 colher de café de NPK 10-10-10 a cada mês nos vasinhos e elas se manterão bonitas. Use também farinha de osso (1 colher de chá/vaso) uns 2 meses antes da floração.
    Deixe seus vasinhos ao sol, a maioria das suculentas gosta dele. As plantas que não tomam a quantidade necessária de luz ficam estioladas, tem sua aparência descaracterizada, a cor fica pálida e elas começam a apodrecer na base. Sempre observe o desenvolvimento e pesquise sobre as necessidades da sua planta, só assim ela vai ficará sadia e poderá oferecer toda sua beleza.
    As suculentas são fáceis de cuidar, requerem pouquíssima água e muitas espécies possibilitam mudas obtidas através do destaque de folhas sadias e estas deixadas sobre o solo de um vasinho.

  8. Isabela Herbetta

    Está acontecendo a mesmíssima coisa com uma suculenta aqui em casa! Que ótimo, vou anotar as dicas..
    Sou paisagista mas jardinagem é outra história!
    Abraços

  9. Crys

    Nossa, como eu fiquei fora por tanto tempo!!!
    Bom, só agora li sua preocupação, e vi também os comentários… é isso ai mesmo! Muitas plantas tendem a crescer sem controle quando falta luz para elas…
    As suculentas em especial precisam de luz solar direta!
    Cortou, e enterrou os pedaços? Deu certo?
    Porque a técnica é essa mesma.
    E lembre-se, não dê muita agua pra ela nao apodrecer.

    Me conta quando puder.
    Beijinhos

  10. Clarissa

    Eu também crio suculentas, e para elas ficarem baixinhas e bonitas o legal é não colocar muita terra e sim areia, quanto mais pobre for o local que elas estiverem mais bonita elas ficam! É um contracenso, mas é o que minha experiência me mostrou, Ah, e bastante sol!

  11. Rodrigovk

    Olá, Mirella!

    Sei que a resposta está bastante atrasada (só descobri este post hoje), mas segue uma ajudinha, caso você tenha outras echeverias na mesma situação.

    Esta é uma echeveria chamada Perle von nurenberg, conhecida como Rosinha. A tendência dela é sempre crescer pra cima e nunca lateral. Normalmente esta só é vendida em vasinhos pequenos por causa disso. Recomendo cortar e replantar. Corte deixando 5 cm de caule.

    Espere uns dois dias pra secar um pouco este caule e depois replante. Depois é só tomar cuidado com o excesso de água, echeverias são plantas de pouca água! Ahn, e ela gosta de muita luz.

    Nós cultivamos echeverias e temos um blog sobre isso, caso interesse: http://www.echeveria.com.br

    Abraços!

    1. Mirella respondeu Rodrigovk

      Oi Rodrigo,
      Muito obrigada pelas dicas e pelo link!
      Abraços,
      Mirella

  12. David

    pois é gente, gostaria de ajuda pra encontrar um tipo de suculenta……tive uma muda durante 5 anos e acabou morrendo por uma queda q veio a quebra-la, porem nao tenho mais e não encontro em lugar nenhum…ja procurei foto dela na net e não acho..
    ela se parece com um dedo que cresce sentido vertical com um unico tronco e suas mudas nascem no mesmo sentido na extensão do seu tronco, de cor verde escuro sem espinhos…..muito lindo…..pena não tenho foto dela e não acho nada na net….se alguem souber onde posso encontrar, agradeço.

    1. Antonio Cortex respondeu David

      Eu tenho muitas dela. E já formei vários outros vasos com seus brotos. Se quiser te envio brotinhos. Tenho muitos.

  13. Ana Maria Almeida

    Olá Estava procurando há horas um dica de como replantar minha suculenta que, assim como a sua, estava virando uma palmeira. Vou replantar as minhas e torcer para dar certo. Vou aumentar a largura do vaso, m!as com algumas folhinhas, pretendo fazer mudinhas para os atuais mini vasos em que elas estão. Amei as dicas! Obrigada!

  14. Gabriela

    Nossa, tô rindo muito aki. Eu tive esse mesmo problema com uma suculenta que eu ganhei há algum tempo (eu achava que era um cacto, kkkkk). Não sabia mais o que fazer. Aí um dia um dos meus cachorros derrubou o vaso e quando eu cheguei tinha suculenta pra tudo que é lado. Só sobrou um toquinho com folhas que eu plantei de novo pra ver se pegava. E agora tá lindona. Agora lendo os comentários percebi que preciso agradecer minha Maggie por entender mais de suculentas do que eu. Ela fez quase todo o trabalho de “estaquia”, só não plantou. Adorei as dicas.

  15. João

    Miga, acho que ela tá com falta de sol. Li em sites que quando elas não tomam sol suficiente elas ficam com o caule alongado, e meio molengas. Tenta dar mais sol à ela.
    Bjs
    João

  16. gabrielle

    A sua suculenta esta estiolada.
    para isso você precisa manter ela mais no sol.
    Eu estou nesse momento procurando como cuidar disso. Uma moça me falou que faz uma poda e cicatriza com canela, então estou a procura desse procedimento,

  17. Charline Viana

    Comprei uma suculenta no mercado e agora no quintal da minha casa ela está seguindo a luz do sol ficando toda torta, queria que ela ficasse grudadinha na terra como veio da loja mas não sei o que fazer.Tem como fazer voltar? Bjs

    1. Mirella respondeu Charline Viana

      Oi, Charline,
      Acho que só podando mesmo. Pede ajuda na loja que você comprou. Eles devem saber o que fazer. bjs

  18. Ianael Ariele

    Gente, cês salvaram minha planta 😍😂

  19. Fernanda Lunkes

    Boa noite!
    Ganhei uma echeveria com um pedunculo com flor. Agora as flores estão secando. Devo podar o prdunculo ou deixar como está? Ele rebrota de novo? Abraços!

    1. Mirella respondeu Fernanda Lunkes

      Oi, Fernanda,
      Manda mensagem pra o Rodrigo do http://www.echeveria.com.br – e-mail [email protected]

      Ele é especialista em Echeveria e certamente pode te ajudar!

      Beijos,
      Mirella

    2. Mariana respondeu Fernanda Lunkes

      Espera que ele seca e cai! Ou quando estiver seco vc puxa de leve que ele sai!

  20. Leila Nogueira

    Ela cresce desse jeito pq esta procurando sol

  21. Deia

    Um palpite, o lugar que ela está não está pouco iluminado e a planta fica procurando luz?

    1. Mirella respondeu Deia

      Sim, Deia! :) Era falta de sol. bjs

  22. Shu

    A minha também está assim… Preciso de ajuda

    1. Mirella respondeu Shu

      Oi, Shu,
      Dá uma olhada aqui nos comentários que tem dicas que podem te ajudar! bjs

  23. Luidgi

    Eu tenho uma suculenta. nao sei se ela crece?

  24. Mariana

    Tem que decaptar e plantar de novo!
    https://www.youtube.com/watch?v=edx8vyd386k&t=609s

  25. Magda

    Ola. A sua suculenta tem falta de luz direta. Ela vai continuar a crescer assim…
    O certo e cortar o topo… passar canela e 24h depois por na terra (seca) ate enraízar… o caule pode dwixar na terra para que brote denovo