5 tipos de plantas ideais para ter em vasos pendentes dentro de casa

Uma das coisas que mais queremos fazer aqui, desde que voltamos das nossas férias, é colocar mais plantas em casa! A ideia é ter mais verde por todos os lados mesmo. Ter um pouco de natureza por perto para deixar a rotina mais leve.

A solução foi investir na nossa varandinha (trabalho ainda em progresso) e pendurar vasos pelas paredes, já que no chão não cabe mais nada. Usamos mão francesas de tamanho médio parafusadas na parte mais alta da parede. O resultado foi esse!

plantas_pendentes_casa

Para escolher as plantas, passei uma tarde bem bacana, num garden center grandão, e conversei bastante com os vendedores para saber que plantas sobrevivem bem penduradas dentro de um apartamento, ou seja, na sombra e na meia-sombra.

1. Samambaia
Barata, fácil de achar e de cuidar, a samambaia é uma beleza! Ela não gosta de sol direto nem de vento, por isso é interessante pendurá-la em um lugar protegido que receba bastante luz mas de forma indireta. A samambaia é muito resistente e uma das plantas mais antigas do mundo! (vocês sabiam que elas existem desde a época dos dinossauros?)
Elas gostam também de solo úmido mas não encharcado, por esse motivo é sempre bom deixar a água escorrer livres nos furinhos do vaso, quando você aguar.

planta_pendente_apartamento

Véu de Noiva e Peperômia

2. Peperômia
Tem folhas em formato de coração e são literalmente puro amor. São hiperfáceis de cuidar e ficam lindas em vasos pendentes. As peperômias precisam ter a terra sempre úmida e não deve receber sol também. Perfeita para ficar penduradinha na parede da sua casa.

3. Véu de Noiva
Elas tem folhas bicolores, verdes escuras de um lado e um tom berinjela do outro, e pequenas flores brancas bem delicadas que parecem levitar sobre as folhas. Parecem bordados brilhantes, por isso tem esse nome. Elas não gostam de ficar no sol direto mas precisam de luz. Então vale colocá-las em lugares que recebam sol indiretamente. Se não receberem esse sol indireto, elas podem até sobreviver mas não darão flores. Gosta do solo sempre úmido.

plantas_pendentes_apartamentos

Tostão verde claro pendente e verde escuro cultivado na varanda.

4. Jibóia
É uma das plantas mais populares que existem. A jibóia se fixa em galhos de árvores, por isso costuma-se colocar um pequeno tronco nos vasos. Porém, se você quiser deixá-la pendente pode retirar a madeira. Esse tipo de planta gosta de locais muito iluminados, mas também sem luz direta do sol. Sobrevivem em locais pouco iluminados mas perdem um pouco da exuberância pois as folhas ficam em apenas um tom e crescem mais devagar. Elas não se dão bem no frio e não gostam de muita água. O solo dela tem que ficar pouco úmido (que é diferente de seco, viu?). Me aconselharam a regá-la de uma a duas vezes por semana.

5. Tostão
Eu comprei na loja com o nome de “Dinheiro”. Quando estava escolhendo achei que precisava ter “Dinheiro” em casa. :D Ela é uma planta geralmente usada como forração para cobrir áreas no solo de jardins, porém, se plantada em vasos cresce bastante e fica linda, toda pendente.
Não é muito fã de água, então é aconselhável molhar o tostão duas vezes por semana com pouca água. O tostão não gosta de frio nem de vento. Ele também não deve receber sol direto e sua coloração e quantidade de folhas varia de acordo com a quantidade de luz que recebe. Quanto mais claridade, mais densa e escura será sua folhagem. (Na foto acima dá pra ver bem a diferença entre as duas: a mais da ponta esquerda veio da loja assim, já pendente, mais clara e com as folhas bem espaçadas. A segunda menorzinha estava na varanda no sol e está aí temporariamente enquanto não troco o vaso da Jibóia que ficará no lugar dela.

Essas foram os cinco tipos de plantas pendentes que escolhi para decorar essa nova fase verde da casa. Provavelmente vou comprar outras em breve. Quero colocar mais plantinhas por todos os cantos!

Deixe seu comentário

7 comentários

  1. Paula

    Adorei esse post, me ajudou demais!
    Beijos

    1. Mirella respondeu Paula

      Que bom, Paula! Beijos! :*

  2. Luciana

    Esse post me ajudou a resolver a eterna dúvida do meu Dinheiro em penca. Porque minha mãe chama assim, mas muitos me disseram que não era, mas pesquisando na net pelo Tostão como colocasse ali, vi que ela tem esses dois nomes mesmo. Então agora se alguém quiser dizer que não, vou mandar eles consultarem por tostão e verem que é sim a mesma planta, só com nomes diferentes. Gracias Mirela

  3. Damares Patrícia

    Amei as dicas!!! Estava mesmo procurando plantinhas pra pendurar. Mas no caso, quero colocar dentro do Home Office, moro na região nortear a Brasil e é quase impossível não ligar o ar condicionado. Rsrs será se elas resistem a ambiente com ar condicionado? O Office recebe muita luz natural (tem portas grandes de vidro).

    Obrigada por compartilhar as dicas. Beijos

    1. Mirella respondeu Damares Patrícia

      Oi, Damares,
      Vou pesquisar e respondo sobre o ar condicionado assim que tiver a resposta! Beijos, Mirella

  4. Daniela

    Olá ficaram lindas, mas como vc faz p regalas sem molhar todo o chão já q não tem pratinho?

    1. Mirella respondeu Daniela

      Oi, Daniela,
      Tem que tirar para regar. Mas como as alças desses vasos são rígidas é só levantar por baixo que é fica fácil tirar e colocar. Se a areia já tiver úmida e não precisar de muita água pode usar apenas um borrifador de vez às vezes também.