Como aprender caligrafia artística e fazer aquelas letras maravilhosas!

Dia desses minha prima me mostrou pelo Whatsapp uma cartinha que escrevi para ela quando eu tinha apenas 8 anos. Quando vi a carta, além de rir bastante com o conteúdo que dizia que um dia eu iria cantar no Trem da Alegria (We <3 Juninho Bill), também fiquei impressionada ao ver como a minha letra era linda e redondinha.

Eu amava aqueles caderninhos de caligrafia da escola que tinham linhas pautadas feitas especialmente para que a gente treinasse a escrita. Lembra? Hoje minha letra é um garrancho feioso e difícil de decifrar. Depois de ver a tal cartinha, decidi que fazer minha letra voltar a ser bonita como antigamente é uma meta.

Pesquisei um pouco na internet sobre como fazer e descobri que existe um mundo mágico de adoradores da Caligrafia e da Hand Lettering.

Para começar, ao contrário do que muita gente pensa, existem diferenças entre as duas técnicas:

Captura de Tela 2017-03-30 às 23.20.53

A Caligrafia é a técnica onde uma caneta de tinta ou de bico de pena é usada para criar letras com um só traço contínuo com espessuras que variam de largura por meio da variação da pressão que se faz na caneta.

89cde49d6b40447569c73c6665e43394

Hand Lettering é a técnica que está mais próxima do desenho do que da escrita. Nela é usado qualquer tipo de caneta e não precisa ser em uma só traçada. As letras podem ser desenhadas individualmente. Essa técnica é a mais utilizada para fazer os quadro-negros decorativos que estão na moda. Ela também é ótima para fazer posters e qualquer outro projeto onde as letras estarão em tamanhos grandes.

Como a WEB é essa coisa linda e maravilhosa, tem um montão de exercícios para você baixar de graça, imprimir e praticar bastante as duas técnicas até ficar bem craque!

O treino é parecido com o que a gente fazia para aprender a escrever na alfabetização: contornar as letras loucamente até que as formas saiam naturalmente da ponta dos seus dedos sem precisar de modelo.

Captura de Tela 2017-03-30 às 23.13.53

Separei quatro sites onde é possível baixar essas folhas para imprimir e praticar:

Hand Lettering

Daw Nicole Design – Folhas com 9 tipos de Hand Lettering para treinar.

Liz On Call – O site disponibiliza gratuitamente 2 tipos de folhas para a prática: uma com letras minúsculas e outras com letras maiúsculas.

Caligrafia

The Postman Knock – 1 folha para praticar movimentos e diferentes pressões na caligrafia. O link é de uma loja que vende várias folhas para praticar mas disponibiliza essa gratuitamente.

Daw Nicole Design: O mesmo site das folhas de prática de Hand Lettering que postei ali em cima disponibiliza gratuitamente para impressão 12 folhas para prática da caligrafia. E o legal dessas é que os exercícios são com frases motivacionais. Aliás, nesse site tem vários tipos de folhas para praticar as duas técnicas. Vale dar uma fuçada.

Já fiz algumas e garanto para você: além de, com o tempo, esses exercícios deixarem você se garantindo na escrita manual, o treino também é relaxante e ótimo para controlar a ansiedade!

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Silvana

    Te encontrei por acaso e adorei este post.
    Estou super afim de fazer curso ou workshop de técnicas de caligrafia artística, mas não achei ainda na minha cidade Recife.
    bj

    Sil

    1. Mirella respondeu Silvana

      Oi, Silvana,
      Vou ver se descubro algum curso legal em Recife e lhe aviso (morei em Recife 22 anos da minha vida! :)
      Beijos!

  2. Isabella Massi

    Ameeeeeei seu post!!!! Vou fazer as tentativas, sempre quis aprender essa arte! Muito obrigada!