Bastidor, um jeito fácil de bordar feito todo para você

Captura de Tela 2021-06-09 às 18.46.22

Você provavelmente já deve ter se deparado por aí com muitas inspirações de bordados feitos especialmente em um bastidor, não é mesmo? O bordado livre é uma técnica artesanal que ganhou espaço e hoje em dia faz parte da rotina de muita gente! A arte manual é procurada não só como ótima fonte de renda, mas também como uma forma de aliviar o estresse e até mesmo aproximar as pessoas.

Ficou curiosa e quer saber mais sobre como bordar em um bastidor? Separamos algumas informações e dicas para que você aprenda um pouco mais sobre alguns pontos básicos. Confira com a gente e pratique aí também!

Itens básicos para treinar pontos básicos de bordado com um bastidor

Para fazer um bordado, tanto no bastidor quanto fora dele, é preciso garantir alguns materiais básicos para o trabalho. Atenção para o que você vai precisa providenciar:

 

  • Bastidor;
  • Tecido de algodão;
  • Agulha para bordar;
  • Linha de meada ou linha de bordado;
  • Tesoura.

 

Para iniciar com os pontos básicos do bordado livre, primeiramente, coloque o tecido de algodão no bastidor, deixando-o bem firme e esticado. Neste momento, você pode traçar linhas paralelas para treinar alguns pontos como: ponto de alinhavo, ponto partido, ponto atrás, ponto atrás enlaçado ou enrolado, ponto de alinhavo enlaçado ou minhoquinha, ponto de cadeia ou corrente, nó francês, ponto pé de galinha e ponto cruz

Ufa! São muitas opções. Vamos conhecer algumas mais de perto?

Ponto corrido ou alinhavo

O mais simples e básico dos pontos. É usado para contornar trabalhos, sendo a base para outros tipos de pontos.

Ponto atrás

Escolha ideal para contornos mais delicados, o ponto atrás é perfeito para executar letras, caules de flores e linhas finas. Para fazê-lo, faça um ponto de alinhavo normal, desça com a agulha, entre mais à frente e volte com a agulha no final do primeiro ponto.

Ponto partido

Este é uma variação do ponto atrás. Você divide o ponto ao inserir a agulha com linha no meio do ponto de trás. Promove um contorno mais grosso e com formato que lembra uma trancinha.

Ponto atrás enlaçado ou enrolado

Para dar um aspecto retorcido ao ponto do bordado, faça primeiro uma carreira de ponto atrás e recomece enlaçando outra linha.

Ponto minhoquinha

Superfácil, esse ponto decorativo dá volume ao bordado. Faça o ponto alinhavo e depois contorne passando a linha em ziguezague sem perfurar o tecido.

Ponto corrente

Super simples de fazer, esse ponto é usado para preenchimento de áreas. Enlace o ponto da frente passando a agulha por ele, formando desta forma, pequenos elos.

Ponto cruz

Um dos primeiros pontos a ser aprendido, o ponto cruz é básico para qualquer trabalho. Ele também é utilizado como forma de preenchimento. Faça pontos retos na diagonal e volte com agulha e linha, sempre formando as cruzes.
Se animou? Comece hoje mesmo esta nova jornada de aprendizado! Além de lindo e delicado, o bordado livre é uma ótima ferramenta para a coordenação motora e distração. Enjoy!

Deixe seu comentário