Olhe ao redor: tudo na sua casa já foi dinheiro ou tempo!

Dia desses li essa afirmação do título na internet e, afrontosa que sou, fiquei achando formas de confrontá-la, rebatê-la. Mas não teve jeito. É verdade. Tudo ao meu redor, em casa, já foi dinheiro ou tempo, ou as duas coisas. E essa constatação foi algo que me pegou de jeito, para o bem e para o mal. Para o bem porque me dei conta da minha sorte e privilégios: “Nossa quanto dinheiro já tive e quanto tempo vivi!” e para o mal porque foi impossível não pensar “será que o dinheiro e o tempo gasto com essas coisas não teria sido melhor aproveitado de outra forma?”.

Tudo na sua casa já foi dinheiro ou tempo. (1)

Eu sou uma pessoa que se diverte fazendo compras. Sinto alegria em poder levar pra casa uma coisa que me encantou em um passeio ou em uma loja. Adoro chegar em casa abrir o pacote e ver minhas aquisições, acho uma delícia comprar um mimo novo pra minha filha e pra minha casa.

Só que mais do que isso eu gosto de ter tranquilidade, de ter as contas fixas pagas, de não me preocupar se vou ter dinheiro quando aparece um imprevisto, de ter dinheiro pra um passeio legal nas férias. E as duas coisas, fazer muitas compras e ter sempre algum dinheiro, dificilmente são compatíveis para a classe trabalhadora.

Pra colocar as contas em dia, repensar os gastos e rever o que possuo, resolvi fazer um período sem compras aqui em casa. Para organizar, determinei algumas regras que compartilho aqui com vocês.

mês sem compras

Daqui um mês volto aqui e edito esse post contando como foi o desafio! ;)

Deixe seu comentário