Como os óleos essenciais me ajudam em casa e na vida

Eu tenho um supernariz. Não tô falando de tamanho. Tô falando de olfato mesmo. Consigo reconhecer cheiros de todos os tipos, sou bem sensível a aromas muito fortes e minha memória olfativa se duvidar é mais forte que a imagética. Sendo assim, cheiros têm um papel importante no meu dia a dia.

Tive meu primeiro contato com óleos essenciais em um curso de meditação que fiz em 2001. Lá aprendi a esfregar óleo essencial de alecrim nas mãos, fazer uma concha com as duas palmas das mãos na frente do nariz e inalar. Dessa forma, o óleo de alecrim me ajuda a colocar a cabeça no lugar e ter mais clareza em momentos difíceis. Desde então gosto sempre de ter um vidrinho por perto. Não uso sempre mas é bom saber que ele está por ali para quando eu precisar.

oleos_essenciais

Recentemente comprei um vidrinho de óleo essencial de lavanda e semanalmente pingo uma gotinha no travesseiro. Faz maravilhas com o sono.

Outros óleo que eu uso de tempos em tempos é o de eucalipto globulos. Coloco algumas gotas dele nos cantinhos do box quando estou gripada. O vapor do banho quente ajuda a fazer o aroma do óleo essencial subir e alivia muito o nariz congestionado.

Ainda uso o óleo de Melaleuca (ou Tea Tree, é a mesma coisa). Eu coloco umas gotinhas no shampoo quando algumas caspinhas teimam em aparecer no couro cabeludo.

oleo_essencial_lavanda

É possível usar óleos essencias para aromatizar o lar também. Existe a forma mais tradicional por meio de difusores vendidos em casas especializadas. Mas tem também aquela dica superantiga que dei aqui há 6 anos de pingar umas gotinhas dos óleos essenciais da sua preferência no rolo do papel higiênico para perfumar o banheiro. Outro truque legal é pingar umas gotinhas nas velas antes de acende-las. O cheiro ficará mais forte quando o pavio queimar.

Uma coisa importante de prestar atenção na hora de comprar os seus óleos essenciais é não comprar óleos sintéticos. Eles só imitam o cheiro (nem sempre de uma maneira fiel) e não trazem as propriedades. Tem que ser os óleos reais, extraídos das plantas mesmo.

Tem alguma outra dica de uso com óleos essenciais? Me conta!

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Anna

    Oi, Mirella! Mto legal sua postagem sobre óleos essenciais. Eu os descobri recentemente, por conta de uma pasta de denta caseira. Fiquei bem interessada na quantidade de benefícios que eles têm. Gostei bastante das suas dicas! Bom, hj, por acaso, acabei vendo um livro que achei interessante no assunto. Se chama Just the Essentials, da Adina Grigore. Você conhece?
    Beijão e boa semana!

    1. Mirella respondeu Anna

      Oi, Anna, não conheço. É legal? Eu ando cada dia mais interessada por esse assunto. Essa pasta de dente caseira é a que faz com óleo de coco, bicarbonato e óleo essencial? Estou pra testar ela. :) Você já fez?
      Beijos

      1. Anna respondeu Mirella

        Eu não conheço o livro. Parece que essa mesma autora tem um sobre cuidados naturais com a pele. Parece que ensina muita coisa boa. Estou pensando em comprar os dois. Na amazon estava a pronta entrega. A pasta de dente eu já usei sim. É bem salgadinha, por conta da quantidade de bicarbonato. Funciona bem, mas a sensação não é tão refrescante como a industrializada. Eu gosto dessas opções mais ecológicas das coisas. Faz bem pra gente e pro mundo também! :)

        1. Mirella respondeu Anna

          Legal, Anna! Estou com um montão de livros na fila para leitura. kkk mas me conta se você ler e gostar! Vou testar a pasta e depois te conto! beijos